quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Plantit, a empresa que o vai ajudar a criar a sua própria horta urbana


Plantit, a empresa que o vai ajudar a criar a sua própria horta urbana É certo que as hortas urbanas estão na ordem do dia e basta uma pesquisa, mais ou menos minuciosa, pelos blogs e sites para recolher dicas sobre como desenvolver a nossa própria horta caseira. Mas, quase sempre, da teoria à prática vai uma grande viagem.
É certamente a pensar nas pessoas que querem ter uma horta urbana e não têm lá muita vocação para a agricultura que Susana Caseiro, uma jovem de 34 anos, de Braga, lançou em 2010 a Plantit.
Segundo o agregador Boas Notícias, a empresa cria hortas e jardins ecológicos em espaços urbanos ou locais com limitação de área e solo, tendo como principais clientes as escolas. Para estas, a Plantit desenvolveu mesmo um projecto complementar, a “horta eco pedagógica”.
Susana Caseiro, que é licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, explica que este projecto pretende incentivar hábitos alimentares saudáveis e impulsionar projectos de educação ambiental. Para as escolas, há um grande incentivo: os legumes e plantas excedentes podem ser vendidos à comunidade.
“O projecto permite dinamizar as actividades centradas na agricultura biológica, como por exemplo a compostagem, a alimentação saudável e a educação ambiental”, explicou a empreendedora.
Foi para apoiar os professores na educação do espaço exterior da escola que a Plantit lançou o concurso “Reinventei o Jardim da minha escola”, para instituições do ensino básico e jardins-de-infância do distrito de Braga. Esta iniciativa consiste em reutilizar embalagens e transformá-la em vasos, através das artes plásticas. Depois, os alunos plantam legumes aromáticos e medicinais ou mini frutas, como morangueiros.
A empresa comercializa ainda o conceito de hortas modulares – sempre com a harmonia paisagista e ambiental presentes – em apartamentos, pátios, terraços, relvados, pisos em terra e jardins.
“Pretendemos trazer vantagens para a sociedade, melhorando o ambiente urbano e a qualidade de vida nas cidades. O cultivo de alimentos integrados em espaços de lazer, como jardins, traz benefícios económicos e pedagógicos, promove a actividade física, a saúde e o bem-estar emocional”, explica Susana Caseiro.
Para lançar a Plantit, Susana Caseiro recorreu ao IAPMEI, IEFP e entidades do universo da Universidade do Minho. Em breve, a responsável vai pedir a colaboração do Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) para desenvolver novos produtos e contactar outros departamentos da universidade. Retirado daqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário