quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Agricultura pode ser uma chave para a saída de Portugal da crise


Visita do Comissário Europeu da Agricultura, Dacios Ciopolos, a Portugal
Visita do Comissário Europeu da Agricultura, Dacios Ciopolos, a Portugal
Assunção Cristas, que esteve reunida, em Portugal, com o Comissário Europeu da agricultura, Dacios Ciopolos, defendeu a existência de um pilar de investimento rural "forte" que permita fazer as modernizações necessárias ao sector, frisando ser objectivo do Governo atingir, a médio prazo, o equilíbrio na balança alimentar.
Assunção Cristas disse ter aproveitado o encontro com o comissário europeu para realçar o trabalho "relevante" realizado pelos serviços na revisão do parcelário, estando já revistas cerca de um milhão das 1,6 milhões de parcelas. "Este é um esforço muito importante para não voltarem a existir correcções financeiras".
Para destacar o esforço que está a ser feito pelo país, a ministra apontou o trabalho feito para encontrar este ano os 38 milhões de euros para que, pela primeira vez, se possam executar 150 milhões de euros do PRODER e adiantou que para próximo ano, "mesmo com grandes constrangimentos", serão colocados no Orçamento do Estado 100 milhões, com possibilidade de mais 50 milhões.
Sublinhando que este é um sector "com futuro", Assunção Cristas defendeu que o investimento é "essencial" para que haja inovação e competitividade, adiantando que na conversa com o comissário europeu defendeu "um segundo pilar para o desenvolvimento rural forte" para que cresça o investimento da inovação e no investimento. Por outro lado, defendeu o reforço do primeiro pilar porque, frisou, Portugal recebe abaixo da média europeia e é preciso garantir o princípio da convergência entre Estados membros. Continua aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário