quarta-feira, 9 de maio de 2012

UNAC, ANPC E ELO ORGANIZAM SEMINÁRIO SOBRE A REFORMA DA PAC



Seminário reúne especialistas internacionais e nacionais

Lisboa, 08 de Maio de 2012 – A UNAC - União da Floresta Mediterrânica, a ANPC - Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça e a ELO - European Landowners’ Organization vão organizar um seminário sobre a reforma da PAC (dia 21 de Maio | 15H30 - 18H00 | Hotel Altis em Lisboa).
A aplicação da futura Política Agrícola Comum (PAC) vai provocar alterações profundas na agricultura europeia. As propostas apresentadas pela Comissão Europeia para o próximo período de programação da PAC, a decorrer entre 2014 e 2020, representam uma rutura com o passado com consequências cuja extensão é ainda de difícil perceção.
Das várias alterações previstas destaca-se, pelo impacto que podem ter em diversas fileiras agrícolas e em diversas regiões, o sistema de pagamentos diretos aos produtores sem referência histórica, o modelo de convergência entre Estados Membros e dentro do Estado Membro e o suplemento de "greening", destinado ao pagamento de bens públicos de caráter ambiental. Por outro lado, as propostas possuem também aspetos com resultados mais previsíveis de que se destaca a Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícolas.
A PAC pós-2013 vai ser o mais importante instrumento de apoio ao desenvolvimento da agricultura e da floresta Portuguesa, tanto a nível produtivo como a nível ambiental.
Estamos neste momento no timing certo para conhecer os desafios extraordinariamente complexos, quer ao nível da negociação quer ao nível da tomada de decisão, associados a este processo por todas as consequências que daí podem advir para o nosso sector.
Promover a discussão e a reflexão sobre o impacto das orientações da PAC pós-2013 nas explorações agroflorestais e nos territórios rurais é o objetivo deste Seminário, no qual se destaca a presença de um dos maiores especialistas europeus nesta área, o Prof. Allan Buckwell.

PROGRAMA | 21 DE MAIO | 15h30 | HOTEL ALTIS
15H00
Receção dos Participantes
15H30
SESSÃO DE ABERTURA
António Gonçalves Ferreira (Presidente da UNAC)
Thierry de l’Escaille (Secretário-geral da ELO)
15H45
ASPETOS CRÍTICOS DA PAC NO PÓS 2013
Keynote Speaker: Allan Buckwell – Chairman do Comité da PAC na ELO
16H15
PAUSA PARA CAFÉ
16H30
MESA REDONDA: “PRIORIDADES A NÍVEL NACIONAL E EUROPEU”
Moderador: António Gonçalves Ferreira (UNAC)
·         Corrado Pirzio-Biroli (ELO)
·         Allan Buckwell (ELO)
·         Eduardo Diniz (GPP)
·         Luís Bulhão Martins (CAP)
·         Celmira Sousa (BASF)
·         CE/DG AGRI*
* A designar
17H45
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Eduardo Oliveira e Sousa (Presidente da ANPC)
Corrado Pirzio-Biroli (Presidente da ELO)
José Diogo Albuquerque(Secretário de Estado da Agricultura)

Informações em www.unac.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário