sexta-feira, 6 de julho de 2012

LPN adquire novos terrenos para a proteção das aves estepárias no Projeto LIFE Estepárias


 

No passado mês de Maio, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza adquiriu em Castro Verde novos terrenos para a conservação de aves estepárias ameaçadas, como a Abetarda, o Sisão e o Peneireiro-das-torres, atingindo os 1812 hectares – a maior área privada dedicada à conservação da biodiversidade em Portugal. 




O Projeto LIFE Estepárias, coordenado pela LPN, pretende contribuir para a conservação de aves estepárias ameaçadas de extinção nas planícies alentejanas.

A proteção de áreas de parada nupcial e de nidificação de Abetarda e de Sisão e de locais com colónias de Peneireiro-das-torres é essencial para assegurar a conservação a longo prazo destas espécies, que funcionam como emblema do ecossistema estepário.

Em Fevereiro de 2011, a LPN efetuou a aquisição de 150 hectares na Zona de Proteção Especial (ZPE) de Castro Verde, considerados como uma das áreas mais importantes para estas espécies neste espaço da Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Espaços Naturais). Em Maio deste ano esta aquisição foi complementada com mais 18 hectares.

Estes terrenos complementam a rede de Reservas da Biodiversidade que a LPN dispõe em Castro Verde, dedicada em exclusivo à conservação das aves estepárias. Assim, atualmente, a LPN é proprietária de 6 Reservas da Biodiversidade no Concelho de Castro Verde, com um total de 1.812 hectares (mil oitocentos e doze hectares).

Nestes novos terrenos estão a ser implementadas medidas de gestão do habitat, como a construção de uma torre de nidificação, a remoção de vedações e a acessibilidade a pontos de água, que contribuirão para valorizar ainda mais este local enquanto reduto destas espécies protegidas. Nestes terrenos a gestão agrícola assegura abrigo e alimento sem perturbação para estas espécies, que nidificam no solo e que dependem de extensas áreas planas e desarborizadas para se alimentar e caçar.

O Programa LIFE é um instrumento financeiro da Comissão Europeia para a conservação da natureza e o ambiente, celebrando 20 anos de funcionamento em 2012. Uma das vertentes importantes deste programa é o apoio à aquisição de terrenos para a conservação a longo prazo de espécies ameaçadas, listadas na Diretiva Comunitária Aves (2009/147/EC). Desta forma é possível conservar ecossistemas que representam bens públicos, protegendo habitats e espécies da fauna e flora raras e vulneráveis e preservar importantes funções ecológicas.

Com estas aquisições recentes, a LPN gere mais de 1800 hectares, sendo responsável pela maior área privada dedicada à conservação da natureza em Portugal.

Para mais informações sobre este projeto LIFE visite www.lifeesteparias.lpn.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário