terça-feira, 3 de julho de 2012

Workshop técnico "Conservação de habitats com recurso a caprinos"‏


WORKSHOP TÉCNICO "CONSERVAÇÃO DE HABITATS COM RECURSO AOS CAPRINOS"

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, no âmbito da implementação do projecto LIFE09 NAT/PT/000040, Habitats Conservation - Conservation of natural and semi natural habitats in the "Serras de Aire e Candeeiros", vai levar a cabo um workshop técnico abordando a temática da gestão de habitats com recurso a caprinos, acção que conta com a participação do Instituto Politécnico de Bragança/Escola Superior Agrária como entidade consultora. A acção terá lugar no dia 13 de Julho próximo, no auditório da Junta de Freguesia de Fátima, no concelho de Ourém. A inscrição é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.
O que é o projecto "Habitats Conservation"
O projecto "Habitats Conservation" pretende conservar quatro habitats prioritários na Serra de Aire, através do controle selectivo da vegetação herbácea e arbustiva, utilizando meios mecânicos, bem como recorrendo ao pastoreio extensivo com cabras de raça serrana (variedade ribatejana), adequando estas acções às necessidades de conservação dos valores em presença. Será também incentivada a colheita sustentável e a comercialização de plantas aromáticas, medicinais e condimentares.

Pretende-se que este projecto envolva parceiros locais, demonstrando que é possível conservar a biodiversidade recorrendo ao uso sustentável dos recursos naturais, promovendo deste modo a qualidade de vida das populações locais e garantindo ao mesmo tempo suporte económico para a continuação das acções de conservação e assim dar um contributo importante para a implementação da Rede Natura 2000, cuja finalidade é assegurar a longo prazo a conservação de espécies e habitats ameaçados na União Europeia. Mais informação em http://habitatsconservation.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário