quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a implementação do projeto Hortas Comunitárias da Poça Grande em Arcozelo - Reunião de Câmara de 29 de outubro

Autarquia| 31 de Outubro de 2012
Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a implementação do projeto Hortas Comunitárias da Poça Grande em Arcozelo - Reunião de Câmara de 29 de outubro
Câmara Municipal de Ponte de Lima em reunião realizada a 29 de outubroaprovou por maioria a implementação do projeto Hortas Comunitárias da Poça Grande, em Arcozelo.
Tendo em conta o sucesso registado com o projeto das Hortas Urbanas, o Município de Ponte de Lima considerou que a criação das Hortas Comunitárias na Poça Grande seriam uma oportunidade social de grande importância.
Um reforço de apoio social concedido, em especial a todos aqueles que integram a comunidade do Bairro Social da Poça Grande, através da viabilização do cultivo de um lote de terreno, permitirá, entre outros, naquele contexto urbano específico, a obtenção de produtos agrícolas frescos que contribuam para a subsistência ou complemento alimentar das famílias residentes naquele bairro, bem como a ocupação dos seus tempos livres e em contato direto com a terra.
O projeto Hortas Comunitárias será desenvolvido com recurso à requalificação de terrenos, junto ao Bairro Social da Poça Grande em Arcozelo, propriedade da Câmara Municipal de Ponte de Lima, permitindo a criação de um espaço de valorização do espírito comunitário que exercerá um importante papel enquanto promotor da convivência social entre gerações e de bons comportamentos sociais, de saúde e de qualidade de vida dos participantes no projecto.
Aos aderentes do mesmo será disponibilizado um lote de terreno para a finalidade de produção de produtos agrícolas numa área de 45m2, inserido numa área vedada; um ponto de água com contador e informação sobre modos de produção e práticas culturais ambientalmente correctas. Nesta fase inicial estarão disponíveis 21 lotes.
Podem candidatar-se à participação neste projeto todas as famílias alojadas no Bairro Social da Poça Grande e habitantes do lugar, sendo conferida prioridade às candidaturas provenientes de famílias com rendimento per capita mais baixo, jovens casais e seniores.
Os interessados em participar deverão remeter a sua candidatura, via e-mail paraservicosocial@cm-pontedelima.pt, por fax: 258 900410, via CTT para Município de Ponte de Lima, Praça da República - 4990-062, ao cuidado do Serviço Social, ou presencialmente no Serviço de Ação Social do Município de Ponte de Lima, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Retirado do site do Município aqui.

«Ao Encontro da Semente», no Mosteiro de Arouca, de 9 a 11 de novembro


Da semente à colheita, o percurso da planta é acompanhado de perto pelo agricultor. No decurso deste ciclo, há gestos, rituais, comemorações, tradições que devemos preservar.

«Ao Encontro da Semente» é um encontro de saberes, que pretende preservar e divulgar este património, muito ligado à identidade arouquense.

Numa organização conjunta da «Colher para semear» - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais e da Câmara Municipal de Arouca, o evento decorre de 9 a 11 de novembro, no Mosteiro de Arouca, com várias apresentações, debates e actividades culturais.
Descarregar: Colher para semear_desdobrável
Descarregar: Ao Encontro da Semente_programa
[Voltar]

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

domingo, 21 de outubro de 2012

Alerta do Google Bolsa de Terrenos

Associação de Agricultores apoia ideias de Albuquerque
Diário de Notícias - Funchal
A Associação de Agricultores, na pessoa do seu presidente, apoia as ideias de ... em especial: linha de crédito; bolsa de terrenos e as questões ligadas ao ...

Projeto inovador em Penafiel ajuda produtores agrícolas

Video ver aqui:


Foi criado em Penafiel um projeto único no país que juntou produtores agrícolas, a cooperativa e a autarquia. Os agricultores resolvem o problema do escoamento e comercialização dos produtos e conseguem assegurar um rendimento certo. O modelo está em prática há um ano.

In RTP.

AO ENCONTRO DA SEMENTE», no Mosteiro de Arouca, de 9 a 11 de Novembro de 2012


«AO ENCONTRO DA SEMENTE», NO MOSTEIRO DE AROUCA, DE 9 A 11 DE NOVEMBRO



Da semente à colheita, o percurso da planta é acompanhado de perto pelo agricultor. No decurso deste ciclo, há gestos, rituais, comemorações, tradições que devemos preservar. «Ao Encontro da Semente» é um encontro de saberes, que pretende preservar e divulgar este património, muito ligado à identidade arouquense. Numa organização conjunta da «Colher para semear» - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais e da Câmara Municipal de Arouca, o evento decorre de 9 a 11 de novembro, no Mosteiro de Arouca, com várias apresentações, debates e actividades culturais.


O «Ao Encontro Da Semente 2012» tem por objetivo, como em anos anteriores, expor o espólio vegetal agrícola tradicional ainda cultivado na região. Contudo, antes de chegarmos a este ponto, e durante o período em que decorreu o levantamento, tentou-se em primeiro lugar incentivar o seu granjeio junto dos agricultores, incutindo práticas de recolha de sementes como pilar principal na manutenção deste legado.

O próximo passo sugere que se demonstre a utilidade e benefícios destas variedades únicas, provocando a procura do seu consumo acostumado como forma mais lógica de preservar esta preciosa herança dos nossos antepassados mas também de a transmitir aos vindouros.

Entretanto, e como modo de evitar perdas irreversíveis destas variedades, sugeria-se a implementação de um campo de proteção à restante diversidade, um local onde todas possam ser observadas e requisitadas.

O mosteiro de Arouca deu o mote à agricultura na região, cuidando de vastas terras em seu redor e deixando evidência da propensão para esta atividade, refletida na fertilidade dos campos. A escolha deste grandioso monumento além do simbolismo que acarreta é o enquadramento perfeito para dignificar este levantamento.

sábado, 20 de outubro de 2012

Agricultura abre vagas para seis mil estágios remunerados


Agricultura abre vagas para seis mil estágios remunerados: é o grau académico dos candidatos que vai determinar o valor da remuneração. Inscrições podem ser feitas directamente no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Abertura de candidaturas - Academia 2012/2013 do Centro de Frutologia Compal



logoFrutologiaJá Abriram as Candidaturas para a  ACADEMIA 2012/2013

A Academia 2012/2013 é uma iniciativa de formação e apoio na área da fruticultura, desenvolvida pelo Centro de Frutologia Compal. Tem como destinatários jovens empreendedores agrícolas que pretendem instalar-se, aumentar, ou reconverter a sua exploração agrícola. As candidaturas já se encontram abertas emhttp://www.centrofrutologiacompal.pt e decorrem até ao dia 14 de dezembro de 2012.
A formação, composta por módulos práticos e teóricos, contempla visitas a explorações agrícolas modelo e centros de experimentação, e culmina com a atribuição de três bolsas de instalação, no valor de 20.000 euros cada, aos três melhores projetos apresentados. Por sua vez, a Compal irá adquirir preferencialmente o excedente da fruta produzida por estes três produtores, dentro das suas necessidades de matéria-prima, comprometendo-se a apoiá-los na identificação de outros canais de escoamento da produção.
Os objetivos desta iniciativa passam por contribuir para o desenvolvimento do setor frutícola, estimulando a inovação ao nível da produção da fruta. Para além disso, a Academia 2012/2013 é uma oportunidade para os participantes adquirirem conhecimentos que suportam a prática sustentável da fruticultura, considerando as especificidades por espécies, ao mesmo tempo que potencia o associativismo e a cooperação entre fruticultores. O objetivo é que estes ganhem escala e reforcem o setor frutícola português.
Esta iniciativa tem como parceiros a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, a Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, a Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Retirado daqui:

sábado, 13 de outubro de 2012

Formação Poda de àrvores fruteiras Nos próximos dias 20 e 27 de Outubro, na quinta da gruta- Maia‏


A poda de árvores de fruto é fundamental à obtenção de uma produção
regular e uniforme. Assumindo um papel fisiológico fundamental no bom
desenvolvimento da árvore. A boa qualidade dos cortes efetuados
permite uma boa cicatrização e reduz a suscetibilidade a pragas e
doenças.

O curso Poda de Fruteiras pretende dar aos formandos conhecimentos
teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e poda de algumas
das principais espécies de árvores de fruto. Procurando sensibilizar
para a importância de uma poda bem executada. O curso contempla aulas
teóricas e práticas que permitirão adquirir e experimentar
conhecimentos, relativos às épocas de poda, aos principais tipos de
poda, aos objetivos da poda de árvores de fruto, aos diferentes tipos
de frutificação e às principais pragas e doenças.

A formação tem um total de 12 horas, e uma componente prática, pelo
que cada formando deverá trazer tesoura e luvas


20 e 27 de Outubro
Horário: 09h30- 12h30 / 14h 00 – 17h 00

*Custo:

Sócios- 37€

Não Sócios- 46

*Este valor inclui dossier, certificado de participação e coffee break.

Para mais informações/inscrições – 931 620 212 ou porto@quercus.pt



-- 
http://porto.quercus.pt

Escócia quer plantar maçãs para acabar com a recessão


Escócia quer plantar maçãs para acabar com a recessão
São tempos difíceis os que se vivem na Europa, e nem a Escócia foge ao clima de crise económica e recessão pós-2008. É neste cenário que surgiu a campanha Fruitful Schools, que pretende usar a terra abandonada para plantar fruta. Como maçãs.
“A Escócia tem milhares de hectares de espaço público pouco usado ou vazio, é altura para os políticos apoiarem a auto-suficiência e reduzirem a importação de comida, com a plantação de pomares públicos”, explicou John Hancox, que faz parte do projecto, no The Guardian.
Para além dos terrenos abandonados, a Fruitful Schools quer plantar pomares nas escolas, hospitais, ruas, parques e à volta de edifícios públicos. Hancox admite que há bloqueios burocráticos que impedem esta plantação de frutas em massa, mas eles devem ser contornados.
“Há muita gente desesperada por conseguir um pedaço de terra para cultivar os seus alimentos deliciosos e saudáveis. Nestes tempos económicos difíceis, não faz sentido deixarmos terrenos inutilizados, enquanto pessoas que adoravam usá-los para cultivar fruta não podem fazê-lo”, explica o responsável.
Hancox exortou também outras partes do Reino Unido a juntarem-se ao projecto, promovendo a plantação de pomares por todo o continente britânico.
Veja algumas fotos do projecto.
A Fruitful Schools começou já plantar macieiras e outras árvores de fruto em escolas – a pedido destas – e das comunidades. “Já foram plantados 350 pomares por toda a Escócia”, explica Hancox.
Para além de ajudar na plantação, a iniciativa dá dicas para quem quer fazê-lo à distância, colocando também à disposição dos interessados um leque muito interessante de case studiessobre o tema.
“Queremos que a próxima geração saiba que a comida cresce nas árvores e não nos chega em sacos de plástico. As pessoas gostam mesmo de plantar a colher a sua comida. É barato, bom, tem um grande sabor”, concluiu o responsável.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

BE: Eng. Agronomo



Precision Agriculture & Guidance System Engineer - Belgium (M/F)

Empresa: Adecco Recursos Humanos
Tipo: Tempo Inteiro
Data: 11-10-2012
Zona Outros Locais - Estrangeiro
Categoria Engenharia ( Mecanica )
Referencia # 1566621

Adecco Professional, through its specialization line in Engineering &
Industrial is recruiting:

Precision Agriculture & Guidance System Engineer m/f (Bélgica)

Key Responsibilities:
• You will be the technical specialist and provide expertise to
support the development of New Guidance product ideas.
• You ensure the timely and effective delivery of Guidance products.
• You support the development of new Guidance product ideas, concepts
and product improvements.
• As a Precision Agriculture & Guidance System Engineer, you
coordinate engineering activities between competence centers,
suppliers and business unit.
• You manage hardware/software development and delivery for Guidance
products and systems.
• You approve validation test plan and coordinate with Product Evaluation.
• You make recommendations to peers and direct manager based on sound
engineering principles.
• You incorporate engineering standards, methodologies and global
product development processes.
• You prepare reports consistent with program requirements.
• You propose innovations and you create invention disclosures.

Experience Required:
• You have a master degree in mechanical / agricultural or electrical
engineering, preferably specialization in mechatronics.
• At least 1-2 years experience related to design engineering.
• You are proficient within design analysis.
• You speak fluent English.
• You are prepared to travel whenever necessary

If you want to take the opportunity to enrich your career with an
international experience in a prestigious international company,
please send your detailed CV to

recrutamento.sul@adecco.com

Eng. Agronomo



Formadores para a área da agricultura

Empresa: Vertica - Serviços de Consultadoria, Lda.
Tipo: Part-Time
Data: 10-10-2012
Zona Evora
Categoria Educação / Formação
Referencia # 1566004

Partilhar: Ver mais Ofertas Receber Ofertas por Email
Enviar Oferta a um Amigo


Anúncio:

Pretendemos formadores com experiencia na área de exploração agricola
(produção vegetal incluindo regadio e produção animal)para a zona de
Alentejo (Évora).


augusta.carvalho@sapo.pt

Eng. Agronomo



Engº Agrónomo (Responsável de Compras) - sector Agrícola / Vinícola

Empresa: Master Selection
Tipo: Tempo Inteiro
Data: 9-10-2012
Zona Lisboa
Categoria Agricultura / Florestas / Pescas
Referencia # 1554584

Partilhar: Ver mais Ofertas Receber Ofertas por Email
Enviar Oferta a um Amigo


Anúncio:

O nosso Cliente é uma Empresa Portuguesa do setor Agrícola/Vinícola em
fase de crescimento, que vai admitir um Responsável de Compras.

O Responsável de Compras terá a seu cargo a construção de raiz da
central de compras e a sua organização, definindo processos e
circuitos de informação, dotando-a de capacidade operacional para
assegurar as compras no mercado nacional e internacional. No âmbito
das suas responsabilidades, destacam-se igualmente serviços de
consultadoria a Produtores Agrícolas.

Procuramos o seguinte perfil:
 Formação superior em Agronomia ou áreas afins;
 Experiência profissional relevante em Produção Agrícola;
 Experiência em Compras será muito valorizada;
 Bons conhecimentos de Inglês são imprescindíveis.

Envie o seu CV para Andreia Duarte, com indicação da Referência
2212/12 para o E-mail:

c2@primesearch.pt

.

Asseguramos rigoroso sigilo. Os Candidatos considerados serão
contactados no prazo de 15 dias úteis.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Junta de Freguesia de São Miguel da Guarda - Apoia o Gesterra

Na segunda Feira reunimos com os membros da junta, que nos deram os parabéns, pelo projecto, e mostrara interesse em apoiar a divulgação do gesterra, falando com os alguns habitantes da freguesia, que em tempos já tinham demonstrado interesse em disponibilizar os seus terrenos.




Esperemos que se juntem muitas mais entidades ao projecto para  ajudar na sua implementação.

Terreno Panóias de Baixo - Guarda















quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Certificado de Participação



Parabéns a todos por acreditarem no projecto Gesterra Floresta são coisas como a que acabei de receber no correio, que nos dão força para continuar e partilho com vocês.

Vamos em frente....

terça-feira, 9 de outubro de 2012

PepsiCo vai cultivar amendoim em Portugal (e Espanha)

PepsiCo vai cultivar amendoim em Portugal (e Espanha)


A multinacional PepsiCo escolheu a Península Ibérica – Portugal e Espanha – para promover o cultivo de amendoim em grande escala. O objectivo é ter uma cadeia de abastecimento mais sustentável para as suas marcas de frutos secos: maior controlo da matéria-prima, redução de dependência e volatilidade do mercado mundial de amendoim e novas oportunidades para a agricultura. In Greensavers

Preços globais dos alimentos voltaram a aumentar em Setembro

Preços globais dos alimentos voltaram a aumentar em Setembro


Os preços globais da carne, lacticínios e cereais voltaram a aumentar, em Setembro, cerca de 1,4%, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o que aumenta as preocupações dos países em desenvolvimento – e não só – em relação à escassez alimentar.
Segundo a FAO, os preços subiram em Setembro depois de terem ficado inalterados em Julho e Agosto. O calor extremo e as secas nos Estados Unidos, Rússia e Europa prejudicaram a produção agrícola e elevaram os preços do milho e soja para números inéditos. In Grensavers

Onde é que isto vai parar, o melhor mesmo é virar  nos para agricultura e começar a produzir alguns alimentos,  para isso pode contar com o Gesterra para dar uma ajuda.

Spacio Shopping (Olivais, Lisboa) organiza workshops gratuitos de hortas urbanas

Spacio Shopping (Olivais, Lisboa) organiza workshops gratuitos de hortas urbanas



Spacio Shopping, centro comercial situado nos Olivais, Lisboa, vai organizar dois workshops gratuitos de hortas urbanas no próximo fim-de-semana, sábado e domingo (13 e 14 de Outubro).
Os workshops serão realizados em parceria com o Horto do Campo Grande e vão decorrer das 10h30 às 12h. “Os interessados vão poder aprender tudo sobre as técnicas e plantas que existem para facilmente criar uma horta em sua casa, seja no jardim ou num terraço”, explica o Spacio Shopping.
Os workshops vão esclarecer algumas dúvidas, nomeadamente sobre que espécies escolher, quais as principais características, se necessitam de sol ou não, ou ainda qual a altura ideal para regar e podar. In Greensavers

domingo, 7 de outubro de 2012

Eng. Agronomo




Oferta nº 6096 - Mobilidade com vista ao provimento de 1 lugar(es) de
Técnico Superior do quadro de Ilha Graciosa afecto ao/à Matadouro da
Graciosa para a área engenharia agraria e/ou ciencias agrárias e/ou
veterinária e/ou zootécnica da(o) Instituto de Alimentação e Mercados
Agrícolas da(o) Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

http://bepa.azores.gov.pt/avisos/adf4ca0e-f4a1-4c43-84a4-fe407025481a.pdf

Eng. Agronomo



Empresa: Elevus

Tipo: Tempo Inteiro

Zona Santarem

Categoria Agricultura / Florestas / Pescas

Referência # 1558860

Anúncio:

A Elevus recruta um Técnico Comercial (m/f) para uma empresa cliente
de prestígio na área da Agricultura e Agropecuária, situada entre a
Grande Lisboa e Zona Oeste.

Descrição da Função:
- Assistência técnica em loja e no campo aos agricultores clientes da empresa;
- Aconselhamento técnico na área dos produtos representados pela
empresa, como por exemplo, produtos fitofarmacêuticos, máquinas e
adubos;
- Angariação de novos clientes e acompanhamento de clientes da Grande
Lisboa e Zona Oeste;
- Venda de fertilizantes e adubos aos agricultores e produtores da região.

Perfil do Candidato:
- Habilitações mínimas ao nível do 12.º ano, preferencialmente
licenciatura em Engenharia Agrónoma ou similares;
- Fortes conhecimentos de culturas da zona Oeste de Portugal (eliminatório);
- Experiência técnico-comercial na venda e acompanhamento deste tipo
de produtos (obrigatório);
- Muito operacional e dinâmico;
- Responsável, empreendedor e pro-activo.

Oferta:
- Integração num projecto sólido e inovador
- Pacote salarial de acordo com a experiência demonstrada

Equipa responsável:
Se considera esta oportunidade aliciante, envie o seu cv para o endereço

daniela.gomes@elevus.pt

, indicando no assunto apenas Ref. EngCom/AGR

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Leitor do Green Savers tem vários terrenos abandonados e precisa da sua ajuda


Leitor do Green Savers tem vários terrenos abandonados e precisa da sua ajuda

O leitor do Green Savers Fernando Gouveia, que vive em Panóias de Cima, na Guarda, precisa da sua e nossa ajuda. Ele tem vários terrenos abandonados nesta região do interior e “muito interesse e vontade em poder fazer neles algo relacionado com a agricultura”.
“Sei que existem diversas oportunidades de utilização desses terrenos, da produção de cogumelos, frutos silvestres ou até floresta”, explicou o leitor em email enviado ao Green Savers.
Assim, ele precisa de um “acompanhamento inicial e aconselhamento mais correcto” sobre o que deve fazer – e onde se deve dirigir para rentabilizar “um futuro projecto” nessas terras.
Tem alguma ideia para ajudar o nosso leitor Fernando Gouveia? Coloque a sua dica e conselho nos comentários desta notícia ou no Facebook do Green Savers.

Os EUA precisam de 100 mil novos agricultores nos próximos 5 anos. Saiba como vai consegui-los.

Os EUA precisam de 100 mil novos agricultores nos próximos 5 anos. Saiba como vai consegui-los.


Os Estados Unidos têm um problema de segurança alimentar. Nos próximos cinco anos, perto de 125 mil agricultores vão reformar-se, e o País precisa de, pelo menos, 100 mil novos profissionais para ocuparem os seus lugares.
A substituição não será fácil, mas a National Young Farmers Coalition (NYFC), uma espécie Associação de Jovens Agricultores, está a preparar o terreno para os mais novos pegarem no legado dos históricos homens da terra.
Segundo explicou ao GOOD Lindsey Lusher Shute, directora-executiva da NYFC, a entidade está a fazer lobbying no Senado para reduzir em 50% o custo do programa de desenvolvimento para agricultores, ao mesmo tempo que procura financiamento para ensinar quem é novo na profissão.
Ainda que o cumprimento destas duas missões possa atrair os mais novos para o árduo trabalho do campo, não chega. É por isso que a NYFC e a associação irmã Greenhorns estão a desenvolver debates junto das populações e outras acções para gerar o interesse dos mais novos.
Greenhorns, cuja missão é “promover, recrutar e dar apoio aos novos agricultores da América”, acabou de lançar um filme documentário e um livro sobre a complexidade da agricultora e o empreendedorismo que lhe é associado.
A associação tem também um programa de rádio que procura dar notoriedade aos desafios que há em tornar-se um agricultor, à paixão e perseverança necessárias para ser bem sucedido na profissão.
A NYFC, por seu lado, lançou um blog onde os agricultores na sua primeira ou segunda temporada de colheitas falam dos seus problemas e sucessos. O blog procura gerar a atenção de outros potenciais agricultores, mas também dos políticos. Tudo para fazer passar a mensagem de que a agricultura pode ser um estilo de vida promissor e com significado no século XXI, e não aquele duro trabalho semanal de que todos temos ideia.
“É um daqueles empregos que nos dá oportunidades intermináveis para criar uma mudança positiva enquanto ganhamos dinheiro. Como agricultores, pedem-nos todos os dias que desenvolvamos negócios sustentáveis, com directrizes ambientais e que preservem a cultura. Apesar de termos situações de stress e exaustão como outras profissões, é uma recompensa de vida incrível”, explicou Brad Halm, de 32 anos, da Seatlle Urban Farm Company.
São histórias e visões como a de Brad que a Greenhorns e a NYFC querem partilhar. “A diferença dos últimos cinco ou dez anos é que as pessoas que querem ser agricultores já não cresceram numa quinta. Não herdaram terra ou equipamento e não têm relações com a comunidade agrícola”, explica Shute.
E em Portugal, no Brasil ou Angola, o que estamos a fazer para substituir os agricultores mais velhos por outros da nova geração? Deixe-nos a sua história em info@greensavers.pt

Alerta do Google - Bolsa de Terrenos

CDS PP quer criar uma bolsa de terrenos para arrendamento
Neste momento o Faial tem um problema gravíssimo no que diz respeito à balança comercial alimentar. Nós importamos praticamente tudo aquilo que consu...
www.tribunadasilhas.pt/.../4911-cds-pp-quer-criar-uma-bolsa-...
Guarda - Jovem desenvolve bolsa de terrenos para valorizar zonas ...
Proprietários de terrenos agrícolas e florestais na região da Guarda podem inscrever as suas terras numa bolsa de procura e oferta. Esta está disponível on- line ...
www.cafeportugal.net/pages/iniciativa_artigo.aspx?id=5319

Workshop Árvores: As bravas e as Mansas com Peter Zin


Uma Oficina Teórica e Prática sobre Árvores com Peter Bastiaan Zin.

Formador: Peter Zin é um mestre de Permacultura, um viajante e um pensador. Co-autor do projecto El caminho de las ardillas, no qual se tem focado recentemente, tem contribuído largamente para um novo pensar sobre o importantíssimo papel da árvore na regulação e interconexão entre os elementos de um qualquer sistema ecológico.

Programa:

- Implementação de pomares e bosques
- Condução e poda de árvores e arbustos
- Gestão da rega
- Técnicas de protecção fitossanitária em modo biológico
- Abate de árvores

Mais info: http://quintadoluzio.wordpress.com/formacao/oficinaarvores/

Curso de Formação - Protecção da cultura do olival - doenças


09 de novembro de 2012 (Castelo Branco)
O Gabinete de Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) informa se vai realizar no próximo dia 09 de Novembro de 2012 das 8:30 ás 13:30 horas o Curso de Formação “Protecção da cultura do olival - doenças”.
Este curso tem como objectivos a aquisição e actualização de conhecimentos sobre as principais doenças que se verificam no olival e é dirigido especialmente a pessoas com actividade agrícola de lazer ou de complemento do rendimento familiar, que queiram adquirir/aprofundar conhecimentos sobre doenças da oliveira.
Programa:
1.     Parte teórica
1.1.    Principais doenças das oliveiras: gafa e olho-de-pavão.
1.2.   Sintomas, identificação das doenças e factores que favorecem as doenças.
1.3.   Meios de luta.
Parte prática
1.4.   Observação das doenças, no campo.
1.5.   Sistemas de manutenção da superfície do solo.
1.6.   Discussão de diversos aspectos relacionados com a protecção fitossanitária do olival.

Custo de inscrição: € 25,00 (vinte e cinco Euro)

Data limite de inscrição01 de Novembro de 2012.
Depois de preenchida, agradece-se o envio da Ficha de inscrição para pedrolopes@ipcb.pt

A Escola Superior Agrária de Castelo Branco é entidade acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Curso de Formação – Protecção da cultura do olival - pragas


  • 25 de outubro de 2012 (Castelo Branco)
    O Gabinete de Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) informa se vai realizar no próximo dia 25 de Outubro de 2012 das 8:30 às 13:30 horas o Curso de Formação “Protecção da cultura do olival - pragas”.
    Este curso tem como objectivos a aquisição e actualização de conhecimentos sobre as principais pragas que se verificam no olival e é dirigido especialmente a pessoas com actividade agrícola de lazer ou de complemento do rendimento familiar, que queiram adquirir/aprofundar conhecimentos sobre pragas da oliveira.
    Programa:
    1.     Parte teórica
    1.1.    Principais pragas das oliveiras: traça, mosca, cochonilha e outras.
    1.2.   Sintomas, identificação e reconhecimento das pragas. Factores que favorecem as pragas e meios de luta.
    2.    Parte prática
    2.1.   Observação no campo das pragas: traça, mosca, cochonilha e outras.
    2.2. Discussão de diversos aspectos relacionados com a protecção fitossanitária do olival.

    Custo de inscrição: € 25,00 (vinte e cinco Euro)

    Data limite de inscrição18 de Outubro de 2012.
    Depois de preenchida a Ficha de inscrição agradece-se o envio da mesma parapedrolopes@ipcb.pt

    A Escola Superior Agrária de Castelo Branco é entidade acreditada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Incubadora de Base Rural



A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova através do projeto Incubadora de Base Rural faculta 300ha de terra produtiva no Couto da Várzea a preços reduzidos para jovens empreendedores com projetos agrícolas inovadores.
Para saber mais sobre este projeto ou formalizar a candidatura, basta fazer o download dos documentos em formato pdf disponibilizados no fundo desta página.
As candidaturas estão abertas a partir de 8 de Fevereiro de 2012 e deverão ser entregues no Serviço Técnico Florestal da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Caso de necessite de mais informações ou esclarecimentos, contacte o Serviço Técnico Florestal da Câmara Municipal através do telefone            277 200 570       ou do endereço de correio electrónico gtf.idn@sapo.pt.