sábado, 13 de outubro de 2012

Escócia quer plantar maçãs para acabar com a recessão


Escócia quer plantar maçãs para acabar com a recessão
São tempos difíceis os que se vivem na Europa, e nem a Escócia foge ao clima de crise económica e recessão pós-2008. É neste cenário que surgiu a campanha Fruitful Schools, que pretende usar a terra abandonada para plantar fruta. Como maçãs.
“A Escócia tem milhares de hectares de espaço público pouco usado ou vazio, é altura para os políticos apoiarem a auto-suficiência e reduzirem a importação de comida, com a plantação de pomares públicos”, explicou John Hancox, que faz parte do projecto, no The Guardian.
Para além dos terrenos abandonados, a Fruitful Schools quer plantar pomares nas escolas, hospitais, ruas, parques e à volta de edifícios públicos. Hancox admite que há bloqueios burocráticos que impedem esta plantação de frutas em massa, mas eles devem ser contornados.
“Há muita gente desesperada por conseguir um pedaço de terra para cultivar os seus alimentos deliciosos e saudáveis. Nestes tempos económicos difíceis, não faz sentido deixarmos terrenos inutilizados, enquanto pessoas que adoravam usá-los para cultivar fruta não podem fazê-lo”, explica o responsável.
Hancox exortou também outras partes do Reino Unido a juntarem-se ao projecto, promovendo a plantação de pomares por todo o continente britânico.
Veja algumas fotos do projecto.
A Fruitful Schools começou já plantar macieiras e outras árvores de fruto em escolas – a pedido destas – e das comunidades. “Já foram plantados 350 pomares por toda a Escócia”, explica Hancox.
Para além de ajudar na plantação, a iniciativa dá dicas para quem quer fazê-lo à distância, colocando também à disposição dos interessados um leque muito interessante de case studiessobre o tema.
“Queremos que a próxima geração saiba que a comida cresce nas árvores e não nos chega em sacos de plástico. As pessoas gostam mesmo de plantar a colher a sua comida. É barato, bom, tem um grande sabor”, concluiu o responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário