quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vencedor do concurso europeu de fotografia e vídeo é português


Certame tem como objectivo personificar o espírito do espaço rural europeu


Foto vencedora
Foto vencedora
Foram anunciados em Bruxelas os vencedores do concurso europeu de fotografia e vídeo«Regresso ao Futuro – A agricultura», promovido no âmbito da campanha de informação «PAC: Regresso ao Futuro» levada a cabo em Portugal, Bulgária, Estónia, e Malta, para assinalar o 50º aniversário da Política Agrícola Comum (PAC). Na categoria«Qualidade, diversidade e saúde – a política agrícola europeia e a produção» o vencedor foi o português Manuel Luís Gomes Rebelo com a fotografia «Vinho - Vale do Douro».

Concorreram à competição 273 fotos e oito vídeos em três categorias: «Qualidade, diversidade e saúde – a política agrícola europeia e a produção»«O futuro do mundo rural» e «Agricultura biológica e agro-turismo». Os premiados em cada categoria e o grande vencedor do concurso foram anunciados na capital belga no decorrer da cerimónia de encerramento da campanha de informação «PAC: Regresso ao Futuro»
Na categoria «O futuro do mundo rural» venceu também outro participante luso, Francisco Telles, e na categoria «Agricultura biológica e agro-turismo» o vencedor foi o estónio Eddy Kont. Na categoria vídeo o prémio foi para Ott Rõngas. No entanto, todos os participantes irão receber mesas digitalizadoras.

O mundo da agricultura na Europa
O melhor trabalho «Regresso ao Futuro – A Agricultura», equivalente ao grande prémio, foi atribuído ao português Manuel Luís Gomes Rebelo com a fotografia «Vinho - Vale do Douro» e cuja recompensa é uma visita ao Parlamento Europeu.

Das 273 fotografias recebidas, o júri composto por especialistas na área da fotografia e da agricultura dos quatro países organizadores, nomeou 18 trabalhos dos quais foram seleccionadas três, uma por cada categoria e, destes, escolhido o grande vencedor.

O certame teve como objectivo mostrar o mundo da agricultura na Europa através de imagens que ligavam o passado e o futuro. A ideia subjacente a esta iniciativa pretendia que, através quer da fotografia, quer do vídeo, se procurasse personificar o espírito do espaço rural europeu, captando histórias interessantes sobre a vida dos produtores agrícolas bem como o impacto que as suas actividades têm na vida dos cidadãos europeus. Retirado de Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário