quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Agricultores indianos estão arrendar terras na Geórgia, ex-república soviética

Agricultores indianos estão arrendar terras na Geórgia, ex-república soviética


Os elevados preços praticados na Índia estão a levar centenas de agricultores a procurar outras regiões do mundo para desenvolverem a sua arte, sendo uma das mais interessantes – para os agricultores e não só – a da Geórgia, a ex-república soviética do Cáucaso.
Segundo noticia o jornal britânico The Guardian, esta é uma das mais improváveis migrações globais, mas a verdade é que há milhares de hectares de terras férteis na Geórgia, com preços convidativos.
Tujinder Singh, um dos agricultores que fez o percurso entre a Índia e a Geórgia, diz que alugou um terreno por 99 anos, a um preço de €715 o hectare (R$ 1.900). “Não conseguira muito terreno, em Punjab, por este preço”, revelou.
Singh até se mostra algo confuso sobre o sítio para onde foi parar – “não tenho a certeza da localização da quinta, acho que é entre a Turquia e a Arménia” – mas está contente com o negócio, que inclui a exploração de 50 hectares.
Outros agricultores como Singh irão voar nos próximos meses para Tiblisi, a capital georgiana, à medida que a ex-república soviética coloca anúncios na imprensa indiana.
“Isto começou há uns tempos, vieram para cá uns 12 agricultores. Agora somos centenas, e à medida que a notícia se espalhar seremos muito mais”, explicou Singh ao The Guardian.
Os agricultores vêm sobretudo de Punjab, o grande celeiro da Índia, e há muito que procuravam novas terras para exercerem a sua actividade. Há uns tempos, muitos deles foram para o Canadá, que tem milhares de quintas e terrenos vazios. Também a Ucrânia, Uzbequistão e África central estão a receber agricultores indianos.
“Os punjabis estão sempre a ir para países diferentes, são muito aventureiros e empreendedores”.
O dinheiro arrecadado pelos agricultores é enviado para a Índia, para comprar novas terras, o que, ironicamente, contribui para os altos preços dos terrenos. Será que Portugal, Brasil ou Angola farão parte do êxodo dos agricultores indianos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário