domingo, 24 de fevereiro de 2013

Formação Avançada em Produção de Mirtilos





Pela primeira vez em Portugal foi possível reunir um leque tão diversificado e qualificado de técnicos que irão transmitir os conhecimentos necessários para que Portugal produza Mirtilos de excelente qualidade, na época ideal e de forma sustentada.

Nos dias 16|23 de Março e 06 de Abril de 2013 irá realizar-se no Hotel Cidnay – Santo Tirso – a Formação Avançada em Produção de Mirtilos, dirigida a Técnicos e Empresários Agrícolas, cujo programa se encontra em http://tberries.files.wordpress.com/2013/02/cartaz_fapm1.png

Esta formação pretende dotar os participantes de conhecimentos técnico-científicos especificamente relacionados com a cultura do mirtilo, que vão desde a seleção da parcela de terreno até à diversificação dos canais de escoamento do produto.

Os formadores convidados são destacadas figuras do setor, com destaque para o Eng.º Pedro Brás de Oliveira do INIAV e Dr.º Ana Paula Silva da UTAD, que irão caracterizar a evolução da cultura em Portugal e quais as suas exigências edafo-climáticas.

As considerações relativas aos sistemas de rega são da responsabilidade do Prof. Rui Machado da Universidade de Évora, reputado especialista nesta matéria, com trabalho desenvolvido nos Estados Unidos da América na área da fertilização de mirtilos, que juntamente com a Eng.ª Tatiana Matos acompanhará a visita à exploração da Tberries .

As técnicas culturais para a correta instalação e gestão de um pomar de mirtilos ficam a cargo da Eng.ª Anne Bournot da Mirtisul, responsável pela gestão de um pomar com 14ha, Eng.º Nelson Antunes e Eng.ª Sofias Dias da Berrysmart, com 60ha em instalação e Ayrton Cerqueira da empresa Delícias do Tojal, uma das casas mais antigas na Região Norte com produção de pequenos frutos.

Eng.º Juan Carlos Garcia Rubio, destacado especialista do SERIDA – Espanha, produtor em parceria com a Asturian Berries em conjunto com o Eng.º Mathieu Billote proprietário da Multibaies – França, reputada empresa de propagação de mirtilos, vão abordar as questões relacionadas com a seleção das melhores variedades bem como as oportunidades e estrangulamentos da produção nacional nas diferentes janelas de oportunidade.

Sobre a comercialização e a diversificação dos canais de escoamento da produção nacional, falará a Eng.ª Adelina Freitas da Fresh Factor e o Prof. Rui Rosa Dias do IPAM/especialista Agro-alimentar, que irão transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos no sector exportador e transformador na área dos mirtilos.

Aproveite esta oportunidade para adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos na produção comercial de Mirtilos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário