domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jornada Mirtilo - Uma Janela de Oportunidades


No próximo dia 9 de Março, sábado, vai realizar-se, no auditório da aula magna do Instituto Politécnico de Viseu, uma jornada dirigida a produtores e potenciais interessados na produção de mirtilo, sob o tema “ Mirtilo – uma janela de oportunidades”, cujo programa se anexa.
As entidades envolvidas na organização deste evento são: a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agricola de Portugal (CONFAGRI), Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro urbano de Sever do Vouga (AGIM) e Espaço Visual.
Pretende-se, com estas jornadas, abordar aspectos relacionados com os paradigmas da produção, os estrangulamentos ao nível da implantação, rega, fertilização, colheita e outros. A abordagem estará a cargo de Juan Carlos Rubio, um reputado especialista espanhol, com larga experiência técnica e de produção.
Será apresentada, pelo Eng.º. Francisco Correia da DRAPC, a caraterização dos investimentos, em mirtilo, na região Centro. Esta realidade ajudará à discussão e debate da melhor estratégia para a logística da pós-colheita e comercialização.
Haverá uma mesa redonda com os principais players da comercialização, que apresentarão as suas entidades e indicarão as respetivas regras para a colheita, controlo de qualidade e comercialização.
Culminará num painel sobre as prospectivas da comercialização. Será apresentada, pela Eng.ª Marta Batista da CONFAGRI, a mais-valia das organizações de produtores, na estratégia da comercialização dos mirtilos. Por outro lado a Dra. Lurdes Barata, da CASES, dará a perspectiva do cooperativismo como alternativa, a considerar, na valorização da produção.
A organização juntou um reputado grupo de comentadores, massa crítica desta fileira, os quais demarcarão o debate, forçando a emergência de estratégias e soluções que farão do Mirtilo – UMA JANELA DE OPORTUNIDADES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário