quinta-feira, 21 de março de 2013

Santarém alunos de 12 escolas vão consumir frutas e legumes por eles plantados

Santarém: alunos de 12 escolas vão consumir frutas e legumes por eles plantados


A iniciativa chama-se O Hortelão vai à Escola, mas o nome não deixa antever o que está por trás do projecto do município de Santarém: levar os alunos de 12 escolas a consumirem as frutas e legumes que eles próprios plantaram.
O projecto envolve todos os níveis do ensino e é suportado por kits do Hortelão, distribuídos na última quinta-feira às escolas seleccionadas. Agora, os alimentos serão plantados em espaços de horta e jardins com dez metros quadrados, sendo que o seu desenvolvimento está a cargo dos próprios alunos. Para tal, estes receberão dicas e conselhos sobre as melhores técnicas de cultivo.
Os kits do Hortelão incluem enxadas, ancinhos, pás, baldes e regadores e foram disponibilizadas pelo BricoMarché, patrocinador oficial do projecto.
“[O projecto] tem duas componentes: uma de formação ambiental em contexto de sala de aula e uma componente técnica, que criará uma interacção entre a comunidade escolar, o município e a comunidade em geral”, explica a Câmara Municipal de Santarém.
O Hortelão vai à Escola faz parte da estratégia de educação ambiental da câmara de Santarém para o ano lectivo de 2012/2013 e vai criar novos espaços de horta e jardim nas escolas, dando aos alunos a possibilidade de relacionarem a aprendizagem da horticultura com o currículo escolar. E, quem sabe, levá-los a replicarem a iniciativa na sua casa.
Quando chegar a altura, os jovens poderão comer os morangos, ervas aromáticas e produtos hortícolas que cultivaram – diminuindo também a factura em alimentação das respectivas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário