quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Última Chamada: Emprego e Mundo Rural: Projeto Geraz com Querença


Nova ruralidade – questão decisiva para a viabilidade de Portugal
Ainda pode inscrever-se, até segunda 4 de março às 20:00.
Veja todas as informações aqui:
Se é sócio, basta enviar um email mas seguindo as instruções do linque acima.
Se não é sócio, deve enviar também esse email mas é necessário observar as restantes condições indicadas no mesmo local do nosso e-sítio.
Se se inscrever depois do prazo indicado, não se desloque sem receber confirmação: o número de lugares é limitado a 22 pessoas.
Pessoas não inscritas ou que se queiram inscrever na própria hora só serão admitidas caso haja lugares disponíveis.
Muito obrigado pelo seu interesse.
Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comunicado Plataforma Transgénicos Fora analisou presença de OGM nos hipermercados portugueses: Como evitar transgénicos nas compras‏



Analisada presença de OGM nos hipermercados portugueses

COMO EVITAR TRANSGÉNICOS NAS COMPRAS EM HIPERMERCADOS?


Os dez maiores hipermercados portugueses foram visitados em Lisboa e no Porto e avaliados quanto ao risco a que expõem os seus clientes no tocante aos alimentos transgénicos: os resultados demonstram grandes diferenças que podem ajudar os portugueses a decidir onde fazer as suas compras. Na prática apenas um hipermercado - o Minipreço - preencheu todos os requisitos da avaliação realizada, ficando por isso em primeiro lugar no total de garantias oferecidas a quem o visita.

Isto significa, entre outros, que, na altura e nas lojas em que foi visitado, não vendia qualquer marca de óleo com soja transgénica, incluindo na sua marca própria. Além disso tem definida e implementada uma política explícita de exclusão de transgénicos em toda a sua gama minipreço.

Os segundos classificados - o Jumbo e o El Corte Inglés (ex-aequo) – tiveram menos dois pontos porque não protegem completamente os seus clientes: muito embora excluam os transgénicos da sua linha própria estão a vender outras marcas que usam transgénicos.

O Aldi e o Froiz ocupam o 4º lugar com menos dois pontos porque, ao contrário dos referidos, não responderam à carta registada da Plataforma a questionar sobre a sua política relativa ao uso de transgénicos nos seus produtos de marca própria.

Em 6º lugar ficou o Lidl, que se distingue dos anteriores por permitir soja transgénica no oleo alimentar mais barato que tem à venda.

Nos últimos lugares temos o Continente e o Pingo Doce, que ficaram empatados em 7ª posição, seguidos pelo E. Leclerc (9º) e finalmente o Intermarché em último lugar. Nesta grande superfície revelou-se a discrepância entre uma política anunciada de exclusão de transgénicos e a sua presença efetiva nos produtos de marca própria. Esta empresa explicou à Plataforma Transgénicos Fora que estava ainda a esgotar stocks existentes, reconhecendo a incoerência (embora temporária).


Vale a pena referir que quem pretender evitar adquirir inadvertidamente alimentos que contenham produtos transgénicos pode abastecer-se com produtos certificados de agricultura biológica, em especial nas cooperativas e lojas especializadas nesses produtos.

Note-se que a AMI, que comercializa a marca solidária SOS - Pobreza a qual inclui óleo com soja geneticamente modificada, anunciou, na sequência de um contacto da Plataforma Transgénicos Fora, que tinha decidido deixar de o comercializar por forma a proteger os consumidores e o ambiente contra a exposição à soja transgénica. Uma decisão equivalente deve agora ser tomada por todos os hipermercados que operam no território nacional de modo a eliminar das suas prateleiras todas as marcas que incluem soja transgénica e assim optar firmemente pela segurança alimentar de todos.

Esta decisão impõe-se ainda mais agora que foi publicado o primeiro estudo toxicológico de longo prazo jamais realizado em ratos de laboratório (Séralini et al.(2012) Food Chem Toxicol http://dx.doi.org/10.1016/j.fct.2012.08.005) o qual detetou uma relação direta entre alimentação com transgénicos e o aparecimento de tumores e outras perturbações profundas do metabolismo.

Algumas curiosidades:
– Das 229 referências de óleos registadas, 48 continham ingredientes transgénicos, o que corresponde a 21% de todos os óleos.

– No global o óleo mais barato (marca Superal, a €1.38 por litro) não apresenta transgénicos, deitando por terra o mito de que os transgénicos beneficiam economicamente o consumidor.

– Todos os ingredientes transgénicos estão sujeitos a rotulagem de acordo com o previsto no Regulamento europeu 1830/2003. Esses transgénicos resultam de soja importada de países como os Estados Unidos e a Argentina, muito embora existam fontes alternativas de soja não transgénica.
– Das 54 marcas diferentes identificadas, cerca de um quarto utilizam transgénicos na sua composição. Destas marcas que usam transgénicos, mais de metade pertencem à empresa Sovena. A Sovena constitui-se assim como a maior responsável pela presença de transgénicos na alimentação dos portugueses.

Os dados recolhidos pelos voluntários da Plataforma Transgénicos Fora podem ser consultados em http://www.stopogm.net/webfm_send/757 e a classificação obtida por cada hipermercado está disponível em http://www.stopogm.net/webfm_send/758 – este trabalho foi isento, não tendo sido patrocinado nem sujeito a qualquer entendimento com qualquer entidade externa à Plataforma Transgénicos Fora.




Para mais informações: 91 730 1025

A Plataforma Transgénicos Fora é uma estrutura integrada por onze entidades não-governamentais da área do ambiente e agricultura (AGROBIO, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica; CAMPO ABERTO, Associação de Defesa do Ambiente; CNA, Confederação Nacional da Agricultura; Colher para Semear, Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais; FAPAS, Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens; GAIA, Grupo de Ação e Intervenção Ambiental; GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; Associação IN LOCO; LPN, Liga para a Proteção da Natureza; MPI, Movimento Pró- Informação para a Cidadania e Ambiente e QUERCUS, Associação Nacional de Conservação da Natureza) e apoiada por dezenas de outras. Para mais informações contactar info@stopogm.net ouwww.stopogm.net


Mais de 10 mil cidadãos portugueses reiteraram já por escrito a sua oposição aos transgénicos.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jornada Mirtilo - Uma Janela de Oportunidades


No próximo dia 9 de Março, sábado, vai realizar-se, no auditório da aula magna do Instituto Politécnico de Viseu, uma jornada dirigida a produtores e potenciais interessados na produção de mirtilo, sob o tema “ Mirtilo – uma janela de oportunidades”, cujo programa se anexa.
As entidades envolvidas na organização deste evento são: a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agricola de Portugal (CONFAGRI), Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro urbano de Sever do Vouga (AGIM) e Espaço Visual.
Pretende-se, com estas jornadas, abordar aspectos relacionados com os paradigmas da produção, os estrangulamentos ao nível da implantação, rega, fertilização, colheita e outros. A abordagem estará a cargo de Juan Carlos Rubio, um reputado especialista espanhol, com larga experiência técnica e de produção.
Será apresentada, pelo Eng.º. Francisco Correia da DRAPC, a caraterização dos investimentos, em mirtilo, na região Centro. Esta realidade ajudará à discussão e debate da melhor estratégia para a logística da pós-colheita e comercialização.
Haverá uma mesa redonda com os principais players da comercialização, que apresentarão as suas entidades e indicarão as respetivas regras para a colheita, controlo de qualidade e comercialização.
Culminará num painel sobre as prospectivas da comercialização. Será apresentada, pela Eng.ª Marta Batista da CONFAGRI, a mais-valia das organizações de produtores, na estratégia da comercialização dos mirtilos. Por outro lado a Dra. Lurdes Barata, da CASES, dará a perspectiva do cooperativismo como alternativa, a considerar, na valorização da produção.
A organização juntou um reputado grupo de comentadores, massa crítica desta fileira, os quais demarcarão o debate, forçando a emergência de estratégias e soluções que farão do Mirtilo – UMA JANELA DE OPORTUNIDADES.


feira Prazer de Provar 2013

CNEMA promove produtos nacionais
O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai promover em 2013 vários concursos que decorrem no âmbito da 50ª Feira Nacional de Agricultura / 60ª Feira do Ribatejo e do Salão Prazer de Provar com o intuito de atestar a qualidade dos produtos nacionais.
As competições decorrem entre Abril e Junho e têm como objetivo avaliar e divulgar os produtos portugueses como é o caso das seguintes provas:
• Concurso Nacional de Conservas de Pescado – 9 abril
• Concurso Nacional de Pão, Broas, Folares e Bôlas Tradicionais Portugueses – 10 abril
• Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa – 11 abril
• Concurso Nacional de Doçaria Tradicional Popular – 12 abril
• Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses 2 maio
• Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados – 8 maio
• Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses com Nomes Qualificados – 9 maio
• Concurso de Vinhos de Portugal – 13 a 17 maio
• Concurso Nacional de Mel – 17 maio
• Concurso Nacional de Azeite Virgem Extra e de Packaging – 20 e 21 maio
• Concurso Nacional de Carnes Tradicionais Portuguesas com Nomes Qualificados – 10 junho
Estas iniciativas visam estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores. 
Estes Concursos enquadram-se no âmbito de um conjunto de diferentes ações promovidas pela Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, destinadas a aproximar os produtores dos consumidores, proporcionando-lhes um contacto cada vez mais próximo com os produtos nacionais de qualidade reconhecida, contribuindo simultaneamente para a sua divulgação no mercado.
Mais informações sobre a feira Prazer de Provar 2013

Voltar para Notícias

50ª Feira Nacional de Agricultura, Prazer de Provar e promoção de produtos nacionais

O Centro Nacional de Exposições, em Santarém, vai ser palco da 50ª edição da Feira Nacional de Agricultura entre os dias 8 e 16 de Junho, efeméride que contará com um programa de celebrações evocativo desta data. 
No âmbito da Feira Nacional de Agricultura, realce para o Salão Prazer de Provar que contará com os os melhores Produtos Nacionais, sem esquecer os equipamentos, acessórios e serviços destinados a este mercado. 
Entretanto, o CNEMA vai ser palco de diversas iniciativas que têm como objectivo avaliar e divulgar os produtos portugueses através de vários concursos.Este sábado e domingo, 16 e 17 de Fevereiro, o CNEMA recebe a Expocasamento, uma oportunidade para conhecer serviços relacionados com este sector.
visitar site

Formação Avançada em Produção de Mirtilos





Pela primeira vez em Portugal foi possível reunir um leque tão diversificado e qualificado de técnicos que irão transmitir os conhecimentos necessários para que Portugal produza Mirtilos de excelente qualidade, na época ideal e de forma sustentada.

Nos dias 16|23 de Março e 06 de Abril de 2013 irá realizar-se no Hotel Cidnay – Santo Tirso – a Formação Avançada em Produção de Mirtilos, dirigida a Técnicos e Empresários Agrícolas, cujo programa se encontra em http://tberries.files.wordpress.com/2013/02/cartaz_fapm1.png

Esta formação pretende dotar os participantes de conhecimentos técnico-científicos especificamente relacionados com a cultura do mirtilo, que vão desde a seleção da parcela de terreno até à diversificação dos canais de escoamento do produto.

Os formadores convidados são destacadas figuras do setor, com destaque para o Eng.º Pedro Brás de Oliveira do INIAV e Dr.º Ana Paula Silva da UTAD, que irão caracterizar a evolução da cultura em Portugal e quais as suas exigências edafo-climáticas.

As considerações relativas aos sistemas de rega são da responsabilidade do Prof. Rui Machado da Universidade de Évora, reputado especialista nesta matéria, com trabalho desenvolvido nos Estados Unidos da América na área da fertilização de mirtilos, que juntamente com a Eng.ª Tatiana Matos acompanhará a visita à exploração da Tberries .

As técnicas culturais para a correta instalação e gestão de um pomar de mirtilos ficam a cargo da Eng.ª Anne Bournot da Mirtisul, responsável pela gestão de um pomar com 14ha, Eng.º Nelson Antunes e Eng.ª Sofias Dias da Berrysmart, com 60ha em instalação e Ayrton Cerqueira da empresa Delícias do Tojal, uma das casas mais antigas na Região Norte com produção de pequenos frutos.

Eng.º Juan Carlos Garcia Rubio, destacado especialista do SERIDA – Espanha, produtor em parceria com a Asturian Berries em conjunto com o Eng.º Mathieu Billote proprietário da Multibaies – França, reputada empresa de propagação de mirtilos, vão abordar as questões relacionadas com a seleção das melhores variedades bem como as oportunidades e estrangulamentos da produção nacional nas diferentes janelas de oportunidade.

Sobre a comercialização e a diversificação dos canais de escoamento da produção nacional, falará a Eng.ª Adelina Freitas da Fresh Factor e o Prof. Rui Rosa Dias do IPAM/especialista Agro-alimentar, que irão transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos anos no sector exportador e transformador na área dos mirtilos.

Aproveite esta oportunidade para adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos na produção comercial de Mirtilos.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Vila de Caminha vai oferecer sementes, aves, suínos e um subsídio de natalidade



A vila de Caminha, Viana do Castelo, vai incentivar a agricultura tradicional e biológica com a oferta de sementes para cultivo de hortas, aves de capoeiras e um suíno a famílias do município. De acordo com o site da câmara, haverá ainda um reforço do incentivo à natalidade.
O município vai oferecer sementes no valor de €10, aves no valor de €15 e um suíno no valor de €60 às famílias que se inscreverem no projecto. No entanto, estas terão de provar que possuem as condições necessárias para participarem na iniciativa.
Denominado Semear para Colher, o projecto pretende promover a ocupação de terrenos não cultivados e incentivar a agricultura tradicional e biológica. Para aceder a estes apoios, os munícipes tem de cumprir alguns requisitos. Para receber um suíno, os interessados deverão cultivar uma parcela de terreno com milho, com uma área igual ou superior a 1000 metros².
Paralelamente, todos os fornecedores dos produtos entregues às famílias serão do concelho de Caminha, para que o incentivo à economia local seja completo, afirma o vice-presidente Flamiano Martins.
As famílias com crianças nascidas ou adoptadas em Caminha vão receber um incentivo à natalidade de €750 euros/ano, no caso das freguesias do interior do concelho.
As inscrições para a atribuição deste apoio arrancam na segunda-feira, na câmara, e os beneficiários serão as crianças nascidas ou adoptadas no concelho desde 1 de Janeiro de 2011 até 31 de Dezembro de 2013. As crianças das freguesias do interior vão receber €750, as do litoral €500.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Troca de Sementes - 23 de Fevereiro - Duas Igrejas | Miranda do Douro‏


Imagem intercalada 1

Troca de Sementes
23 de Fevereiro de 2013

Duas Igrejas - Miranda do Douro

Apresentação

No âmbito do projecto "Ervas, Sementes e Saberes da Terra Fria Transmontana" que a ALDEIA tem curso, no dia 23 de Fevereiro esta associação dinamiza uma troca de sementes entre os habitantes de Duas Igrejas. O objectivo é sensibilizá-los para a importância da preservação de variedades tradicionais, incentivando a troca e a propagação de sementes locais. Teremos também o contributo da Colher Pra Semear e desde já convidamos todos os interessados a participar.

Programa

14:00 h - Troca de sementes na antiga escola primária de Duas Igrejas.
16:00 h - Projecção de fotos e vídeos da Segada Tradicional em Duas Igrejas 2012.
21:00 h - Associação dos Pauliteiros de Duas Igrejas - Projecção de fotos e vídeos da Segada Tradicional em Duas Igrejas 2012.

Informações

tel: 962255827 | 965301659

Octogenário sem forças oferece terrenos a quem quiser trabalhá-los

AUTOR: ÁLVARO CERQUEIRA
QUINTA-FEIRA, 14 FEVEREIRO 2013 11:34
Felisberto Varela, idoso de Vila Real, cede os seus terrenos, de forma gratuita, a quem queira retirar da terra o seu sustento, tratando uma vinha, ou plantar uma horta. Sem forças para trabalhar na terra, que o alimentou toda a vida, o octogenário já cedeu três terrenos.
Um octogenário de Vila Real, sem saúde para trabalhar na terra que o alimentou toda a vida, decidiu pôr um anúncio no jornal, onde promete ceder, a título gracioso, as suas propriedades, para famílias que queiram criar uma horta ou tratar de uma vinha.
Felisberto Varela retirou daquelas terras o seu sustento, ao longo de décadas, mas deixou de ter forças para as trabalhar. E ficou devastado ao ver as ervas daninhas sobreporem-se às vinhas, abandonadas.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Novo Orçamento Europeu cai a máscara verde da PAC‏


 logos
COMUNICADO DE IMPRENSA

Novo Orçamento Europeu: cai a máscara verde da PAC

No final das negociações para o orçamento europeu, as verbas destinadas à Política Agrícola Comum (PAC) foram cortadas em perto de 15% para Portugal. Simultaneamente, as medidas ambientais dentro da PAC (conhecidas como ‘greening’), que foram garantidas pelo Parlamento Europeu, foram afinal alteradas até à descaracterização total, sendo apenas mais uma forma de injectar dinheiro em formas insustentáveis de agricultura. O pior dos dois mundos concretiza-se, com um orçamento mais pequeno que se destina a promover práticas com mais desperdício e que são prejudiciais à Europa. Resta agora esperar que o Parlamento Europeu tome posição perante este descalabro que, caso se concretize, em nada vai ajudar ao desenvolvimento de uma agricultura sustentável de futuro na Europa.
Um dos cortes mais cruéis neste Orçamento Europeu foi o corte da componente ambiental da PAC. O financiamento para a PAC no sentido de um desenvolvimento rural mais progressista será efectivamente esvaziado através da hipótese de se transferir 15 a 25% da verba do segundo pilar para o primeiro, através da modulação reversa (que permite que os Estados-membros decidam colocar estes fundos em pagamentos directos a actividades produtivas mais prejudiciais do primeiro pilar).

O golpe final dado a uma reforma verde da PAC chegou com o acordo de que os Estados-membros possam interpretar o que significa uma PAC “verde”, abrindo a porta a uma operação de lavagem sem precedentes. Os Chefes de Estado chegaram a descrever em detalhes como aboliriam medidas como as Áreas de Enfoque Ecológico (EFA) a nível das explorações, estipulando que as mesmas não poderiam “exigir que os agricultores diminuam as áreas de produção”. Decidiram assim que o ‘greening’ e as EFA não podem ter efeito na produção ou no rendimento, limitando-os somente à manutenção de elementos paisagísticos, sem mudança alguma, portanto.

Resta agora esperar que o único representante da União Europeia eleito pela sua população, o Parlamento Europeu, se recuse, como garantiu, a ratificar um Orçamento Europeu e uma PAC que vão contra os interesses da Europa. 

Lisboa, 13 de Fevereiro de 2013
A Direcção Nacional da LPN – Liga para a Protecção da Natureza
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza