sexta-feira, 18 de abril de 2014

Produzir Cebola de Vila Pouca de Aguiar

Produzir Cebola de Vila Pouca de Aguiar

A tradicional Feira das Cebolas de Vila Pouca de Aguiar é conhecida em toda a região e a ela convergem produtores e compradores nacionais e da vizinha Espanha. Mas entre mais de meia centena de produtores presentes na feira, são poucos os aguiarenses, apesar do clima e do solo serem propícios ao cultivo da cebola.

Com a formação sobre Cebola – Um complemento da agricultura, principiada pelo vereador Duarte Marques, a 12 de fevereiro no Museu Municipal, a autarquia pretende incentivar novos produtores locais. O empresário Norberto Pires foi esclarecedor sobre o modo de produção da cebola nas suas mais diversas variedades e a obtenção de uma cebola boa e doce, sendo apenas necessário «conhecimento e vontade» de produzir.

No cultivo da cebola, o início do período de plantação na região é entre março e abril, e com um crescimento que, excelente, ronde 20º de temperatura (depende, no entanto, das variedades serem de dias curtos ou longos).

Para o cultivo, procede-se à análise e preparação do solo (escarificar ou lavrar e fresar), fertilização e plantação (30 cm entre linhas e 10 cm entre plantas), seguindo-se a rega (gota-a-gota, aspersão ou alagamento) que deve ser com frequência e pouca quantidade. Até à colheita, atenção às pragas e doenças, aplicando as substâncias ativas corretas para as combater respeitando o consumidor e o ambiente.

Depois, colher e armazenar o produto que se pode conservar até seis meses (em local arejado e seco, sendo o cabo ou molhe solução para evitar o contacto com o solo e a humidade). No final, o escoamento estará assegurado pela Feira das Cebolas que é já uma marca de qualidade ou, simplesmente, porque a cebola é o condimento mais utilizado do mundo.

Para mais informações e inscrições para atividades sobre a produção de cebola, contactar a técnica Sabrina Lagoa do Gabinete de Apoio ao Agricultor (Câmara Municipal, tel: 259 419 100).

Nenhum comentário:

Postar um comentário