quinta-feira, 7 de maio de 2015

Primeira «Aldeia do Futuro» procura jovens agricultores


 em Notícias Agricultura
Primeira «Aldeia do Futuro» procura jovens agricultores
A primeira «Aldeia do Futuro» nasceu em Baião, no Porto. É um espaço dedicado a quem pretende empreender no setor da agricultura. O projeto oferece formação aos jovens, apoio na procura ativa de terrenos e na criação do negócio.
Nasceu no norte do país, em Baião, a primeira «Aldeia do Futuro». O projeto pretende «valorizar o que Portugal tem de melhor» e impedir a fuga de talentos através da agricultura. Na prática, a ideia está em recuperar aldeias nacionais para que sirvam de incubadoras de projetos ligados à terra.
«É dirigido a jovens que querem abraçar novos desafios, um projeto de futuro e com futuro e que não querem ser 'obrigados' a deixar o seu país ou a abraçar profissões que não os realizem», explica António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI - Associação para a promoção da gastronomia e vinhos, promotora do projeto, ao Canal Superior.
Para consolidar esta «nova vaga de agricultores», o projeto «Aldeia do Futuro» vai disponibilizar formação aos jovens agricultores e oferecer apoio tanto na procura ativa de terrenos como na «criação de negócio, logística, distribuição, embalagem, marketing e comunicação».
A iniciativa arrancou, na semana passada, em versão piloto, no município de Baião, no Porto. «Quisemos iniciar na região Norte dado o estímulo grande que recebemos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico, para além das grandes associações empresariais com sede no Norte», afirma António de Souza-Cardoso.
Nesta primeira fase, o projeto tem 500 mil euros para recuperar a primeira aldeia que vai albergar novos empreendedores, bem como casos de sucesso que possam «ajudar e inspirar os novos agricultores». Estão ainda a ser preparadas candidaturas a fundos comunitários para a criação de um centro de investigação, formação e germinação de novos negócios e de um centro de design, valorização e distribuição de produtos.
Entre os parceiros da iniciativa estão a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a ANJE, a AEP, a Câmara Municipal de Baião, o Turismo do Porto e Norte, entre outros.

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