segunda-feira, 2 de maio de 2016

Novidades sobre GLIFOSATO: primeiras análises em Portugal e programas de televisão

Desde a nova classificação da OMS como potencial cancerígeno para humanos do pesticida mais utilizado em todo o mundo, o herbicida GLIFOSATO, as notícias têm vindo em avalanche, mas agora há notícias e acontecimentos em Portugal a merecer destaque: as primeiras análises revelam situação descontrolada de contaminação por este pesticida e houve uma cobertura televisiva na RTP1, no Biosfera, abertura do telejornal de 29 de abril e a reportagem Linha da Frente a 30 de abril.

- Comunicado: GLIFOSATO – O HERBICIDA QUE CONTAMINA PORTUGAL, PTF, 30/04/2016
A Plataforma Transgénicos Fora (PTF), da qual o MPI é parceiro, em colaboração com o Detox Project (detoxproject.org) realizou análises à urina de 26 voluntários portugueses e ainda a amostras de trigo, aveia e leite, apenas o leite foi negativo, e os resultados à urina não só foram positivos em 100% das amostras como os valores encontrados foram surpreendentemente elevados, mais elevados que os detetados noutras análises realizadas noutros países, entre 12.5 e 32.5 ng/ml, com um valor médio de 26.2 ng/ml que é cerca de 260 vezes superior ao valor permitida na água de bebida! Para ler mais: http://www.stopogm.net/glifosato-herbicida-que-contamina-portugal

- Biosfera (XIII) – Quais os impactos do glifosato na saúde das populações (episódio 31), 16/4/2016: http://www.rtp.pt/play/p1995/e232074/biosfera , a destacar o testemunho de 2 autarquias que subscreveram o manifesto “Autarquia sem glifosato”, a freguesia da Estrela (Lisboa) e o município de Castelo de Paiva.

- Abertura do telejornal de 29/4/2016: http://www.rtp.pt/play/p2226/e233744/telejornal , noticia a os resultados preocupantes encontrados nas primeiras análises realizadas em Portugal ao glifosato pela Plataforma Transgénicos Fora e a reportagem Linha da Frente a emitir no dia seguinte.

- Reportagem LINHA DA FRENTE (XVIII) - Erva Daninha (episódio 16), 30 de abril, logo após o Telejornal: http://www.rtp.pt/play/p2231/e233809/linha-da-frente
Reportagem sobre o herbicida mais utilizado em Portugal e no Mundo, na agricultura e na jardinagem, o Glifosato. A RTP, através da Plataforma Transgénicos Fora, quis saber o que se está a passar com as famílias portuguesas. Foram enviadas amostras para um laboratório de uma universidade norte americana e os resultados são assustadores.

MPI - Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente
Morada: Edifício da Junta de Freguesia do Vilar, Largo 16 de Dezembro, n.º 2 - 2550-069 VILAR CDV  
tel. / fax: (+351) 262 771 060   e-mail: mpicambiente@gmail.com Site: www.mpica.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário