sábado, 8 de outubro de 2016

Criação de Grupos de Trabalho Temáticos (GTT) no âmbito da RRN


30-09-2016
A RRN vai iniciar a dinamização dos Grupos de Trabalho Temáticos - GTT. Encontram-se abertas as inscrições para a participação no GTT dos Circuitos Curtos Agroalimentares de 30 de setembro a ...
Ler mais

Início

Grupos de Trabalho Temáticos

Criação dos Grupos de Trabalho Temáticos (GTT) no âmbito da Rede Rural Nacional
O Plano de Ação da Rede Rural Nacional prevê a criação de Grupos de Trabalho Temáticos para desenvolver temas de trabalhos prioritários no âmbito da agricultura e desenvolvimento rural, resultantes do debate nas estruturas da RRN. Estes Grupos de Trabalho Temáticos (GTT) são temporários, com uma duração pré-definida, à exceção dos GTT LEADER/DLBC e Inovação que têm caráter permanente.
Para a seleção destas temáticas realizaram-se durante os meses de junho e julho cinco workshops regionais (Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Norte), com a participação de cerca de duzentos e cinquenta membros da RRN, a partir dos quais foram selecionadas as seguintes áreas temáticas a desenvolver pelos GTT:
» Comercialização da produção agroalimentar, circuitos curtos de comercialização de produtos agroalimentares e valorização da produção de qualidade.
» Organização da produção: organização de produtores, cooperativismo e associativismo agrícolas. 
» Dinamização das zonas rurais, acesso à terra, jovens agricultores e turismo rural.
» Valorização da floresta – Gestão florestal.
» Utilização eficiente dos recursos no âmbito da exploração agrícola, novas fileiras produtivas e produção sustentável das fileiras no âmbito das alterações climáticas.


CIRCUITOS CURTOS AGROALIMENTARES
Este grupo iniciou a sua atividade no início de agosto, com a constituição de um Grupo de Peritos, por convite da ETA da RRN, que elaborou um documento enquadrador que sistematiza as questões consideradas chave para a criação e desenvolvimento de circuitos curtos agroalimentares e elenca um conjunto se atividades a integrar no plano de ação do GTT dos CCA. Este debate teve por base um documento prévio elaborado pela RRN.
Como previsto no ponto 4 da metodologia para a constituição e funcionamento dos Grupos de Trabalho Temático, “a criação do GTT será divulgada no sítio da RRN, durante um período previamente definido, para permitir que todos os membros possam manifestar o seu interesse em participar”.
A participação dos membros da RRN no GTT faz-se por inscrição, através de preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da RRN, no período de 30 de setembro a 14 de outubro de 2016.

PRÓXIMOS GRUPOS DE TRABALHO:
- Valorização da Floresta - Gestão Florestal - informação disponível brevemente
- Inovação (Grupo de Trabalho Temático Permanente) - informação disponível brevemente
- LEADER/DLBC (Grupo de Trabalho Temático Permanente) - informação disponível brevemente

Nenhum comentário:

Postar um comentário